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HIGIENE E SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

 

Higiene e Segurança no Ambiente de Trabalho

 

 

O departamento de Segurança e Medicina do Trabalho é responsável por cuidar da segurança, da saúde física e mental dos colaboradores e também do cumprimento das leis e das normas relacionados à área. Através de um documento chamado “política de segurança do trabalho” os profissionais de segurança divulgam os objetivos e metas do departamento para a melhoria e o desenvolvimento dos demais setores da empresa.


Para que os funcionários estejam aptos a trabalharem nos setores, é necessário que os Técnicos e Engenheiros de segurança do trabalho façam o pedido e a distribuição de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), como também cuidar da conscientização dos funcionários sobre a higienização dos equipamentos e a forma de utilizá-los, e conforme o desgaste desses equipamentos os profissionais de segurança realizarão a troca.

 


É feito também pelos profissionais de segurança, um mapa de risco, no qual é desenhada uma planta do departamento e de acordo com seu grau de risco é colocado um circulo com a cor que represente esse risco e o tamanho do circulo vai representar o tamanho desse risco. Esses riscos são separados em 5 grupos, sendo eles: Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos e Acidentes (representado pelas cores).

E também separados em 3 níveis: Leve, Médio e Elevado (representado pelo tamanho da circunferência). Esse trabalho foca na parte visual e ajuda na locomoção dos funcionários e dos visitantes dentro da empresa, buscando sempre evitar acidentes.

 


As atividades do departamento de segurança, não param por ai, é responsável também no acompanhamento da CIPA da empresa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e participa da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), onde é feito palestras, dinâmicas, orientação sobre o uso de EPI’s, durabilidade dos equipamentos e até mesmo o uso de vídeos, tudo isso para conscientizar os empregados, mostrando a importância desde uma ginastica laboral até os treinamentos mais específicos para cada área, como o treinamento de NR-10 que visa à segurança do funcionário diante de serviços que lidam com a eletricidade.

 


Os Médicos e Enfermeiros da área de segurança ajudam a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, fazendo o acompanhamento médico e psicológico, visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários.

 


Com isso percebemos que essa área é importante para uma empresa, afinal é ela quem proporciona segurança e qualidade de vida para os funcionários. Oferecer um ambiente seguro e limpo gera a confiabilidade e o conforto e isso é um fator chave para incentivar os funcionários a se sentirem motivados.

 

 


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